Eventos

Agro1 na Vitrine Tecnológica – Rehagro Pesquisa

No dia 23/02/2022 foi realizado o evento VITRINE TECNOLÓGICA da Rehagro em parceria com grandes players de mercado e a Agro1 – Tecnologia da Informação. O evento reuniu mais de 230 produtores rurais e profissionais do agronegócio, além de vários profissionais de diversas áreas do conhecimento.

No tour realizado na parte da manhã foi possível conectar conhecimento prático com grandes players/fornecedores/pesquisadores de insumos agrícolas como a UPL, Agroceres, O-Basf, KWS, Syngenta, Yara, Pionner, Nidera, Brasmax/Sementes Valiosa, Bayer, etc. Em cada vitrine era demonstrado os campos de prova e testes com diferentes insumos/aplicações. De forma resumida, conhecer como funciona a conexão entre a pesquisa e a prática mostra o quão importante é a ciência na nossa evolução.

Os apresentadores abordaram inúmeros conceitos técnicos-práticos sendo possível entender o por que determinado híbrido se desenvolve melhor em uma região do que em outra, a composição físico-química de determinado insumo e o por que tal combinação faz com que determinado insumo seja mais efetivo no controle de pragas do que outro: é a pesquisa em nome do agronegócio!

Trazendo os conhecimentos adquiridos em cada vitrine à usabilidade do Agrogestão, foi possível entender de forma completa e não-complexa os conceitos de cultivar, produtividade, manejo, doses, princípios ativos, velocidade de aplicação e até conhecer e identificar várias doenças, pragas e invasoras mais comuns que afetam a produtividade e o sono do produtor rural.

No que tange ao tópico “visitação dos stands” foi possível aproximar de vários clientes e potenciais clientes, aprimorando o networking e geração de insights que geram valor. Isso reforça o propósito da Agro1 de transformar realidades aliado ao propósito da Rehagro de transformar vidas. Os temas abordados são de extrema importância para a gestão estratégica do agronegócio possibilitando avaliar os cenários de safras passadas frente às projeções para a safra 22/23.

Um ponto de destaque foi o tema “Maiores desafios atuais do sistema intensivo para Agrônomos e Consultores” onde foi abordado o cenário atual e futuro das variáveis que impactam de forma positiva e negativa na rentabilidade no negócio. O ponto mais importante desse tema foi a demonstração da transição em que o agronegócio está submetido, por exemplo a transição entre “Agronomia e Engenharia” para o cenário “Gestão, administração e estratégia”; “Gestão por tradição” para “Gestão por conhecimento”; “Plantar e colher” para “Comercializar”, etc. Isso mostra que estamos em constante evolução e que devemos sair do termo “especialista” para o termo “generalista”. Na literatura chamamos isso de visão sistêmica ou holística. Precisamos trabalhar a gestão de negócios de forma horizontal/vertical e completa (360º).

Um segundo ponto e não menos importante trabalhado foi a palestra “Tributação e sucessão no agronegócio” onde foi trabalhado vários tópicos do processo de sucessão e mudança de papéis entre sócios e pessoas de uma organização. Além disso foi demonstrado um breve estudo sobre as vantagens de ter uma empresa que gerencia o patrimônio (holding) além de possibilidades de trabalhar a venda de produtos tanto na empresa pessoa física quanto na pessoa jurídica.

Por fim, de forma geral o evento foi de grande valia para o aprimoramento dos conhecimentos teórico-práticos que impactam positivamente e otimizam o processo de implantação do Agrogestão/Aqila no cliente. Vale ressaltar aqui que, nossa função de maximizar impactos positivos e reduzir/mitigar os impactos negativos foi melhorada, no mínimo 10%! Para finalizar, um agradecimento especial ao nosso cliente Sementes Valiosa em que o sócio-gerente Willer Ashidani representou muito bem o esforço da empresa em obter uma variedade de cultivo da soja 100% adaptada à macrorregião em conjunto com a empresa BRASMAX. Isso demonstra o quão importante é estar próximo ao cliente final e acompanhar de perto a evolução de nossos parceiros, afinal, se eles crescem, nós também crescemos juntos.

Texto por: Álif Reis

Newsletter

    Categorias

  • Dicas (11)
  • Eventos (38)
  • NOTÍCIAS (45)
  • Webinar (5)