Eventos

Café com Conceito – Indicadores Contábeis

O encontro digital Café com Conceito, do Grupo Agros, abordou nesta sexta-feira, 30, a importância da análise correta das demonstrações contábeis – responsáveis por nortear usuários internos, indicando rumos que devem ser trilhados pela organização; e usuários externos, em relação a decisões de investimentos, captação de recursos, avaliação da liquidez, grau de endividamento, lucratividade, rentabilidade e outros.


O painel apresentado pelos consultores de implantação da Agro1, contadores Phillype Kirnieff e Gean Rodrigues trouxe, ainda, informações sobre análise vertical, metodologia que indica a participação percentual de cada um dos itens das demonstrações contábeis em relação ao somatório do grupo. “A análise vertical é de grande importância, principalmente quando aplicada à demonstração de resultado do exercício, porque possibilita detectar a composição percentual das receitas, custos e despesas, evidenciando aquelas que mais influenciaram na formação do lucro ou prejuízo”, destacaram os painelistas.


A dupla ainda detalhou o que é a análise horizontal, efetuada tomando por base dois ou mais exercícios sociais, com a finalidade de observar a evolução ou involução dos componentes. “É na análise horizontal que você pode identificar o comportamento dos diversos itens do patrimônio e, principalmente dos índices, permitindo a análise de tendência”, completaram.


Índices de liquidez (imediata, corrente, seca e geral); estrutura de capital (endividamento geral, composição do endividamento, grau de imobilização do capital próprio e grau de mobilização de recursos não correntes); e cálculo de lucratividade (margens bruta, operacional e líquida) também foram discutidos durante a atividade que reuniu lideranças e colaboradores da Agros.

Newsletter

    Categorias

  • Dicas (7)
  • Eventos (6)
  • NOTÍCIAS (34)
  • Webinar (5)