Dicas

Checklist do LCDPR: Passo a passo

Você tem acompanhado nossos conteúdos sobre Livro Caixa Digital do Produtor Rural? Recentemente fizemos uma Webinar com um checklist esclarecendo todo o passo a passo para evitar surpresas no momento da entrega.

As principais conferências a serem feitas para a otimização da conferência do LCDPR podem ser acessadas em formato completo abaixo:

1 – CADASTRO DE CONDOMÍNIO

Caminho para conferência:

Agrogestão > Cadastros > Gerais > Condomínios

Devemos cadastrar um condomínio (Imóveis explorados) para cada propriedade explorada, aqui podemos conferir também se todas as propriedades estão cadastradas e com as informações corretas.

Cuidar se o percentual de cada CPF, data de exploração e dados da propriedade na segunda aba estão informados corretamente.

2 – CONTAS BANCÁRIAS

Caminho para conferência:

Agrogestão > Cadastros > Financeiro > Caixas/Contas bancarias

Verificar se as contas bancarias que devem ir para o livro caixa estão marcadas para exportar LCDPR “SIM” e as que não devem ir estão como “NÃO”.

Cuidar também se todos os participantes da exploração estão liberados em todas as contas bancarias ou caixas que irão ser exportadas para o arquivo LCDPR.

No caso de movimentações em espécie, precisamos informar o código conta LCDPR “000”, cuidar também para que dentro da liberação de cada produtor seja informado o número “000”.

Quando os valores não transitarem por conta bancaria ou caixa (movimentação em espécie) devemos utilizar o caixa chamado “numerários em transito”, esse caixa deve estar configurado com código conta LCDPR “999” conforme imagem abaixo.

Cuidar também para que dentro da liberação dos produtores nesta caixa numerários em transito esteja informado o código LCDPR 999 e não apenas na configuração geral.

Para as contas bancarias, é importante verificar se estão com número de conta, descrição, agencia e correntista corretos.

Também cuidar se todos os CPF da exploração estão liberados para todas as contas bancarias que tem movimentações no livro caixa.

3 – OPERAÇÕES

Caminho para conferência:

Agrogestão > Cadastros > Gerais > Operações

Nas configurações da operações, precisamos informar o “tipo de documento para o LCDPR” (nota fiscal, fatura, recibo…), isso significa informar no arquivo qual a origem da despesa ou receita, isso pode ser informar em cada lançamento financeiro na aba adicionais, ou para facilitar, podemos preestabelecer o tipo informando dentro do cadastro das operações.

O lançamento vai para o livro caixa apenas se a última aba da configuração das operações “Configurações plano de contas” estiver preenchida com um modelo, caso contrário a receita/despesa não será registrada no livro caixa.

Se a operação tiver um modelo informado, precisamos agora informar em qual conta será registrado a receita/despesa na aba “Contabilidade, configura contas contábeis”.

4 – PADRÕES DO PRODUTOR

Caminho para conferência:

Agrogestão > Contabilidade > Configurações > Padrões do produtor

No cadastro de padrões do produtor é importante que os produtores que devem ter lançamentos no livro caixa tenham um plano informado no campo “Plano contábil livro caixa”.

5 – CONFERÊNCIA LCTO DIRETO

Caminho para conferência:

Agrogestão > Contabilidade > Lançamentos contábeis livro caixa

Aqui conseguimos validar algumas informações obrigatórias para entrega do LCDPR, podemos utilizar o filtro customizado por data para ver apenas lançamentos do ano que iremos entregar o arquivo, assim podemos organizar pela coluna “conta” não pode ter nenhuma linha com o campo “conta” em branco, depois organizar pelo campo “descrição condomínio” novamente não pode haver nenhuma linha com esse campo em brando e por fim conferir a coluna “cd_conta_lcdpr” que também não poderá ter nenhuma linha com essa informação em branco.

6 – EVITAR EDITAR LANÇAMENTO

Caminho para conferência:

Agrogestão > Contabilidade > Lançamentos contábeis livro caixa

Na mesma tela que o item anterior, caso encontrar algum registro faltando uma informação obrigatória ou inconsistente, não podemos alterar direto nesse registro, a correção deve ser feita no lançamento origem que gerou esse registro no livro caixa.

7 – BLOQUEIO SISTEMA

Caminho para conferência:

Agrogestão > Segurança > Bloqueio de lançamentos

É muito importante que seja utilizado o bloqueio do sistema, principalmente depois de uma conciliação de livro caixa, quando conferimos um mês e sabemos que esta tudo certo, é importante bloquear o período desse mês para trás, assim evitamos que possíveis edições em lançamentos passados alterem o livro caixa no período já conferido.

Lembrando que esse bloqueio pode ser liberado novamente caso realmente haja necessidade de edição.

8 – CONCILIAÇÃO BANCÁRIA

Caminho para conferência:

Agrogestão > Financeiro > Tesouraria > Conciliação

A conciliação bancaria é importante para sabermos que tudo oque movimentou em cada conta bancaria esta lançado no sistema, sabemos que nem todas movimentações das contas bancarias iram para o livrão caixa, porem a conciliação é uma ferramenta importante para não esquecemos algum lançamento.

9 – FECHAMENTO CAIXA/BANCO

Caminho para conferência:

Agrogestão > Financeiro > Tesouraria > Fechamento Caixa/Banco

A tela de fechamento de caixa/banco é um complemento do item anterior, depois de feito a conciliação bancaria de uma conta, é importante utilizar a tela de fechamento dessa conta para evitar possíveis edições em lançamentos anterior, como novos pagamentos, recebimentos, estornos…

10 – MOVIMENTO SEM LIVRO CAIXA + REGERAR

Caminho para conferência:

Agrogestão > Contabilidade > Relatórios > Movimentos sem livro caixa

O relatório de “movimentos sem livro caixa” mostra lançamentos que foram feitos utilizando operações sem o modelo livro caixa na última aba das configurações das operações, assim é importante conferirmos se não existem lançamentos nele que deveriam estar sendo registrados no livro caixa, pois tudo o que aparecer nesse relatório é porque não está indo para o livro caixa.

É normal que nesse relatório apareça movimentações, pois muitas das movimentações que registramos no sistema não são receitas ou despesas da atividade, assim é correto que esses lançamentos apareçam no relatório.

No exemplo da imagem anterior, existe um pagamento no dia 10/09/2021 com a operação “internet” que não está indo para o livro caixa, então se esses movimentos devesse ir para o livro caixa precisamos verificar a configuração da operação “internet” conforme item 3, depois de configurada a operação, não precisamos refazer o lançamento, basta ir na tela de regerar o livro caixa conforme imagem abaixo.

Caminho para conferência:

Agrogestão > Contabilidade > Regerar contabilidade livro caixa

11 – SIMULADOR LIVRO CAIXA

Caminho para conferência:

Agrogestão > Contabilidade > Simulador IR atividade rural

O simulador de imposto de renda é muito importante, pois com ele conseguimos prever o imposto devido antes mesmo de fechar o ano, é possível saber os valores de receita e despesa já realizados como os lançados e ainda não baixados, também conseguimos fazer simulações de receitas e despesas. Utilizando o simulador conseguimos saber com antecedência o valor de imposto que será pago, assim podemos nos preparar para o pagamento do imposto devido.

12 – GERAÇÃO DO RELATÓRIO LIVRO CAIXA – LCDPR (CONFERÊNCIA)

Caminho para conferência:

Agrogestão > Contabilidade > Relatórios > Relatório livro caixa – LCDPR

Caso exista o interesse em ver as informações que estão sendo exportadas para o arquivo LCDPR, criamos um novo relatório chamado ´´ Relatório livro caixa – LCDPR“, nele é possível visualizar todas as informações que estão sendo geradas no arquivo digital, segue caminho do relatório:

13 – CONFERÊNCIA FLUXO x LIVRO CAIXA

Caminho para conferência:

Agrogestão > Contabilidade > Relatórios > Livro caixa

Para termos mais segurança da informação, é possível conciliar o ´´livro caixa da atividade rural“ com o ´´Relatório fluxo de caixa realizado“, para isso, devemos utilizar os filtros no relatório do livro caixa conforme imagem abaixo:

Caminho para conferência:

Agrogestão > Financeiro > Fluxo de caixa > Fluxo de caixa realizado > Relatório de fluxo de caixa realizado

No relatório fluxo de caixa, devemos utilizar o seguintes filtros:

Podemos observar que utilizando os filtros corretamente, o valor total de entradas financeiras e saídas financeiras do relatório livro caixa são iguais ao relatório fluxo de caixa realizado.

14 – CONFERÊNCIA BALANCETE x LIVRO CAIXA

Caminho para conferência:

Agrogestão > Contabilidade > Relatórios > Livro caixa

Para termos mais segurança da informação, é possível conciliar o “livro caixa da atividade rural” com o “Relatório balancete”, para isso, devemos utilizar os filtros no relatório do livro caixa conforme imagem abaixo:

Caminho para conferência:

Agrogestão > Contabilidade > Relatórios  > Balancete

No relatório balancete, devemos utilizar o seguintes filtros:

Podemos observar que utilizando os filtros corretamente, o valor total de entradas financeiras e saídas financeiras do relatório livro caixa são iguais ao relatório balancete.

Você ainda tem dúvidas? Deixe nos comentários!

Newsletter

    Categorias

  • Dicas (9)
  • Eventos (9)
  • NOTÍCIAS (34)
  • Webinar (5)