Por que é tão importante fazer a aferição da semeadura? – Aferição com o AQILA
Uso de tecnologia na gestão da lavoura facilita operacionalização, detecção de problemas e possibilita ao produtor aumentar a eficiência operacional e produtividade
O Brasil vem ano após ano aumentando seus índices de produtividade no agronegócio, sendo um dos países mais competitivos do mundo no setor. No entanto, ainda há muito que se fazer quando o assunto é gestão e profissionalização da atividade produtiva. E, nesse momento, o que mais exige atenção do produtor é a semeadura das culturas de verão: soja e milho.
Conforme o consultor da AGRO1, Renato Sgarbi, a semeadura é uma das principais fases de implantação da lavoura e requer muitos cuidados. “Se a cultivar não estiver no espaçamento ideal e ficar mal distribuída ela vai competir entre si por água, nutrientes, dificultando a sua proteção natural contra pragas e doenças, não conseguindo atingir o seu potencial produtivo”, explica.
Renato observa que o produtor ao fazer uso de tecnologias que o auxiliem nas diferentes etapas de implantação das culturas, além de caminhar para profissionalização da gestão, vai facilitar a operacionalização da lavoura, e ainda, aumentar índices de produtividade. Nesta perspectiva, ele destaca o Aqila, aplicativo de celular que faz o cálculo do coeficiente de variação e distribuição das sementes, dando diagnóstico imediato e preciso da distribuição de sementes no plantio.
Mais produtividade
Segundo o especialista, com a ferramenta é possível detectar a falta de uniformidade do plantio, verificar se a máquina está realizando a distribuição correta da semente, ou não, para em seguida, se necessário, fazer a regulagem do equipamento e acertar a distribuição da semente para cada tipo de cultivar. “A distribuição bem adequada está diretamente ligada ao incremento de produtividade”, afirma Renato, que também observa: se o coeficiente ainda for alto, se consegue, no mesmo momento do plantio, fazer uma nova aferição e calibragem da máquina, testando a semeadura com diferentes velocidades. “A velocidade está diretamente ligada a distribuição das sementes, quanto maior a velocidade mais irregular é a distribuição”, explica.
Gestão profissional
O consultor ressalta que o aplicativo Aqila permite corrigir o problema quando ainda está acontecendo na fase de plantio, gerando indicadores que irão orientar a decisão rápida do produtor, minimizando qualquer prejuizo relacionado à distribuição de semente, profundidade e velocidade, principais desafios do plantio. “O Aqila é uma ferramenta muito importante para gestão da lavoura, que torna cada vez mais profissional o agronegócio, com mais informações para atuar no momento exato que está acontecendo a operação”, disse.
Para o consultor, a deposição bem-feita da semente e adubo vai contribuir para que a lavoura possa expressar o máximo do seu potencial produtivo.
Produtor
O produtor, Luciano Mendes, do Mato Grosso do Sul utiliza o Aqila na sua propriedade e destaca que o aplicativo é uma ferramenta da agricultura digital extremamente dinâmica e fácil de utilizar. “Que gera um valor muito grande para gente que é da produção, porque se consegue identificar o trabalho que está sendo executado no campo, os levantamentos, de uma forma muito mais ágil e dinâmica, de fácil visualização”, comenta.
Conforme Luciano, nesse momento de semeadura se utiliza o Aqila para monitorar o equipamento, as plantadeiras, e ver o que se está entregando em termos de qualidade de plantio. “A gente se preocupa muito com a questão da plantabilidade, qual é o espaçamento que as plantas estão uma da outra, e o Aqila nos auxilia muito nisso, porque faz a conta do coeficiente de variação dos espaçamentos”, observa.
Luciano acrescenta que isso permite que na hora do plantio se faça a aferição da semeadura, que é medir o quanto aquela máquina está entregando de coeficiente de variação. “Quanto a máquina está dentro do padrão de plantio, e assim é possível que se faça ajustes, ainda dentro do plantio, tendo uma melhor plantabilidade e uma maior produtividade”, afirma.