Técnicas de apresentação no Café com Conceito
Embora não haja “bala mágica” capaz de garantir uma apresentação de sucesso, há técnicas que permitem que todo palestrante ou orador seja bem-sucedido em sua jornada. Essa foi a essência do painel conduzido pelo jornalista, advogado e escritor, Salus Loch, no Café com Conceito do Grupo Agros, na manhã desta sexta-feira, 27 de janeiro.
Em sua explanação, Salus destacou que o primeiro passo é ter clareza do que se quer transmitir, adequando a narrativa ao perfil do público (audiência). Ele também revelou estratégias para driblar o medo na hora de subir ao palco (físico ou virtual), enfatizando que o domínio do assunto e a preparação são os principais aliados do apresentador.
Ao final, o jornalista compartilhou a metodologia chamada “roteiro da transformação do público”, idealizada pelo norte-americano Phill Waknell, que visa a conduzir a plateia à ação. Segundo Salus, o mapa de Waknell serve ainda para planejamento de eventos, redação de propostas, preparação de entrevistas de emprego ou até mesmo textos a serem enviados à imprensa e e-mails considerados difíceis.
Uma apresentação bem-sucedida deve ter:
– Começo emocionante/impactante;
– Conteúdo relevante;
– Final transformador.
Sete erros a serem evitados
Conforme a empresa norte-americana “Ideias no Palco”, estes sete problemas comuns em slides podem – e devem – ser evitados. São eles:
# Muito conteúdo. O objetivo não é cobrir cada centímetro do slide com conteúdo. Deixe bastante espaço em branco, deixe seu conteúdo respirar, isso dará importância a ele.
# Conteúdo irrelevante. Depois de remover a desordem, é preciso se perguntar: o conteúdo restante é realmente necessário e relevante à apresentação: Conteúdo irrelevante apenas distrairá e confundirá seu público.
# Conteúdo muito pequeno. A regra básica é: se for muito pequeno para ser legível, não coloque no slide.
# Fluxo visual ilógico. Há slides que colocam as principais informações no canto inferior direito, ou aqueles que precisavam ser lidos de baixo para cima. Tente evitar esses layouts se possível. Na cultura ocidental é preferível colocar os elementos mais importantes no topo ou no centro do slide.
# Contraste insuficiente. O que parece legível em telas de alta qualidade pode aparecer desbotado em projetores antigos ou salas bem iluminadas. Vale a pena certificar-se sempre de que haja contraste entre o plano de fundo e o conteúdo.
# Aparência chata. O apresentador apenas tornará sua vida difícil desnecessariamente se tentar usar slides chatos e simples para manter o público interessado. Alternativas são o uso de imagens, gráficos originais, uma pequena dose de animação e algumas surpresas.
# Comic Sans. Não use essa fonte. Até como brincadeira. Apenas não.